12 abril, 2007

Propósito


Este Blog servirá para partilhar alguns factos curiosos que constam nos livros. Alguns nomes são verdadeiros, outros serão fictícios para não causar incómodo a quem constar no livro, ou seus familiares. Gostaria de não o fazer, gostaria de utilizar os nomes verdadeiros, mas como não sei até que ponto isso é legal e até que ponto as pessoas se sentirão à vontade, ficarei por aqui. Todas as opiniões, desde que identificadas, correctas e fundamentadas serão sempre bem-vindas.
É claro que, na minha opinião, não deve ser de modo algum (e atendendo mais à questão legal) ético ou forma de respeitar a História da nossa ilha, o trabalho, aquele tempo, como terá feito quem se descuidou (ou se desleixou) e deixou estes e tantos outros livros a apodrecer na escola abandonada. Actualmente já nada resta desta escola, tirando as fotografias que muitos terão tirado lá e, claro, os pouquíssimos livros que consegui salvar.
Considero estes livros uma fonte importantíssima de informação sobre a nossa ilha na altura em que foram feitos os registos. Em breves leituras fiquei a saber que, por exemplo, em Novembro de 1940 as escolas fecharam por causa "da epidemia do sarampo que graça em toda a ilha". Fiquei também a saber que o meu bisavô fez uma queixa de uma professora ao director escolar por bater num tio-avô meu com uma régua ao ponto de ele ficar de cama. Enfim, são tantas as curiosidades que estes livros têm...


Têm que resistir ao branqueamento da História.
Espero que gostem de ler e que sintam tanto interesse como eu, porque, afinal de contas, são histórias, registos, memórias da nossa Ilha.

Obs.: Os nomes que estão entre aspas são fictícios.

5 comentários:

Ana Loura disse...

O estranho no meio de tudo é que quem deveria ter preservado esses livros, não o fez. Quanto a mim, houve negligência. Talvez não propositada, mas houve. A história do Aeroporto de Santa Maria está a esfumar-se por incúria, desinteresse e esse livros eram história e como eles irão desaparecer, se ainda não desapareceram, peças únicas da história da Aviação Cívil, dos últimos 60 anos da história da Ilha, dos Açores...enfim, temos o que merecemos...a culpa é de todos

Beijos, Filha

Anónimo disse...

À atenção de "Lua dos Açores".
Concordo que houve incúria em não preservar estes livros.
Todavia não vejo qualquer ligação com a história da aviação civil nos Açores, mas sim com a história da educação escolar da ilha de Santa Maria.

angelaloura disse...

Caro anónimo:
Os livros escolares, certas peças da aviação civil, artesanato da ilha, etc, etc... Tudo isto tem realmente uma ligação: faz parte da História da nossa Ilha, do nosso desenvolvimento enquanto pessoas e marienses. É claro que a afectividade poderá variar de pessoa para pessoa, mas será por isso que nos devemos descuidar em relação à preservação de pequenos pedaços da história de Santa Maria.

angelaloura disse...

Correcção: "... mas NÃO será por isto que nos devemos descuidar..."

Anónimo disse...

Boa tarde,

O meu nome é Marco Henriques, jornalista do "Diário dos Açores", e estou interessado em desenvolver uma reportagem sobre estes "registos".
Caso esteiram interessados em partilhar esta informação deixo aqui os contactos para posterior ligação:
marcohenriques@diariodosacores.pt
296201060

Sem mais,

Cumprimentos

Marco Henriques